Claudio Nascimento

Socialismo Autogestionário

Trajetória

“Em ensaio intitulado “A Construção da Economia Solidaria como Alternativa ao Capitalismo” ( 2012 ) , PAUL  SINGER prestou-me um tipo de homenagem, ao citar partes de um Memorial que fiz para UNB em 2004., a pedido do professor do Dpto de sociologia do trabalho, Sadi del Rosso , com o objetivo de obter um titulo de ‘notório saber”.

Vejamos o que diz Singer ao analisar  “A repercussão da revolução do Solidarnosc e a consequente difusão do socialismo autogestionario no Brasil”:

 “ Apesar de reprimido pela força, o movimento Solidarnosc teve enorme repercussão nos outros países, particularmente nos que eram palcos da atuação dos jovens estudantes, engajados em movimentos sociais herdeiros dos valores dos anos 1968.

No Brasil, a luta do Solidarnosc coincidiu com a fundação do PT por uma ampla frente de agrupamentos de esquerda, de orientações diferentes, mas com uma significativa representação dos novos movimentos sociais.

Entre as lideranças uma parcela significativa era composta por pessoas que haviam estado exilados na Europa, portanto conhecedores das lutas pela autogestão operaria dos dois lados da ainda incólume Cortina de ferro.

Um dos que se engajaram no estudo do socialismo autogestionário foi Claudio Nascimento , intelectual autodidata e educador popular, que a partir de 2003 integraria a equipe da SENAES como Coordenador geral de Formação.(grifo nosso).”

Continuação…